As melhores marcas e onde comprar?

 

Esta é uma questão bem polêmica, pois o que é bom para meu bebê, talvez não seja bom para o seu bebê. Pois assim como cada bebê tem um biotipo, cada mãe tem um gosto.

Então, o mais recomendado é que você compre 2 ou 3 fraldas de cada marca que você acredite que seja boa para você, e nas primeiras semanas de uso você já vai eleger uma marca de fralda como favorita! Isto é certeza :D

Acontece com todas nós! Assim como as vezes nos apaixonamos a primeira vista por algum tipo de fralda e durante o uso percebemos que não é o ideal para nós.

Aqui em casa tenho um exemplo deste para ilustrar. Eu comprei uma AIO (tudo em um) e me apaixonei, tinha até me arrependido de ter comprado uma só. E durante o uso percebi que este tipo de fralda é inviável para quem mora em cidades como a minha. Moro perto de Curitiba e aqui passamos dias sem sair sol ou fazer calor, e como esta fralda (AIO) vem com o absorvente costurado dentro do bolso, ela não seca com facilidade, demora às vezes 3 dias para secar! Então, aquela admiração que eu tinha, sumiu, por isso a importância de experimentar ;)

Eu fiz um post,  A fralda Perfeita, onde mencionei o que acho essencial numa fralda moderna, veja lá, será útil na hora que você estiver pronta para fazer as compras!

Para comprar, basta escolher a marca e pesquisar o site para comprar online.

Poucas marcas tem loja física, a maioria vende apenas online.

Eu escrevi um post e um vídeo mostrando minhas fraldas, mas isso foi antes da experiência do uso, as pode te auxiliar na busca :) Acesse Fraldas de pano - Marcas e comparações

As fraldas de bolso estão sendo cada vez mais fabricadas no Brasil, mas até pouco tempo atrás só encontrávamos chinesas ou americanas.

 

Experiência relatada com fraldas de bolso, pontos positivos e negativos.

As AI2 ou Fraldas de bolso, para mim está sendo uma experiência maravilhosa. Demorei mais ou menos 2 meses para me adaptar, pois não fui pesquisar antes de usar, aprendi durante o uso o que eu estava prejudicando a absorção da fralda sempre que eu lavava com sabão,  fui descobrindo a melhor forma de ajustar no meu filho,  no princio do caminho vazava bastante, na verdade 90 porcento das vezes...kkkk

Mas, chegou um momento que eu decidi analisar com cuidado cada motivo pelo qual as fraldas estavam vazando.

Percebi alguns pontos.

* Não lavar com sabão! Este é o ponto crucial. Assim que eu parei de lavar com sabão, 50 % dos vazamentos cessaram. 

* Absorventes sempre dentro dos bolsos. Eu comecei a perceber que quando eu usava o absorvente pro lado de fora  (usando como capa) o indice de vazamento era maior. Além de que as vezes causavam reações na pele do bebê. Absorventes de microfibra não devem ficar em contato com a pele do bebê. 

 

* Quantidade e uso de absorventes. Comecei a observar que quando tinha uma dobra no absorvente (quando os homens trocam...rrssss) as fraldas vazavam e também aumentei o uso de 1 para 2 absorventes, pronto! isso foi o toque final, hoje uso 2 absorventes de 4 camadas  e posso ficar tranquila, pois meu bebê também estará.

Como estocar e lavar?

 

Esta parte do processo é bem viverssificada. A minha experiência me trouxe a um tipo de estocagem e lavagem própria. Vamos levar em consideração que meu bebê tem 5 meses e ainda está apenas no leite materno. Ou seja, o cocô é mole (uma gosminha amarela), e acaba impregnando nos tecidos, e faz muito xixi, até mesmo durante a noite.

Pois quando ele for introduzido com alimentação, terá duas situações, o cocô é despejado da fralda direto na privada ou então lhe será introduzido a higiene ecológica (fezes feita no vaso sanitário).

Cada uma terá uma forma de fazer isso e vai evoluindo com o tempo.

Para estocar, eu prefiro deixar na lavanderia em um recipiente semiaberto, e próximo ao dia da lavagem eu coloco tudo em uma caixa organizadora, fechada. Até sobra 3 fraldas, ai sim lavo todas as fraldas sujas juntas.

Não deixo elas sempre fechadas, pois percebi que ao deixar a fraldas de xixi abafada, ela produz amônia.

Para lavar, eu faço enxagues em etapas (estes enxague são, colocar água em um balde com as peças dentro, agito bastante e jogo a água suja, se estiver muito suja, eu repito o processo, sou consciente no uso da água, porém é preciso fazer este processo para garantir um uso saldável das fraldas):

* Primeiro separo as fraldas de xixi das de cocô

* Então enxaguo todas os absorventes de xixi, pelo menos 1 enxague, ai torço e jogo na máquina de lavar.

* Depois enxaguo todas as capas de xixi. Amasso para tirar o excesso de água.

* No próximo passo, normalmente eu uso a água do enxague das capas de xixi para fazer o primeiro enxague dos absorventes de cocô. Em seguida jogo a água fora e faço um novo enxague, pois estas são as partes mais sujas do processo.

* Então eu faço um jato de água com a torneira para tirar todo o resíduo mais ou menos sólido :D, enxaguo e jogo a fralda para lavar.

* Na última parte deste processo eu coloco todos os paninhos de limpeza no balde com um pouco de água e agito bastante, renovo a água e repito este processo, os paninhos aqui em casa são todos reutilisáveis.

*Observação : se a fralda ou absorvente apresentar manchas depois de enxaguado, não ligue, coloque para lavar na máquina! Logo abaixo você terá explicação de como tirar manchas :) mas é no pós lavagem.

Se tiver espaço na máquina, lavando desta forma dá para colocar roupas junto para lavar.

Então eu programo a máquina e coloco para bater no processo normal da máquina. Só faço uso de sabão ou desinfetante quando eu acho necessário, normalmente 1 vez no mês, mas, você saberá o momento certo. Uso 1 colher na máquinada de 12 kilos.

Algumas considerações, 

* Se você tem máquina de lavar que lave com água quente, não passe de 30 graus, pois mais que isso danificará o PUL (tecido impermeável)

* Se precisar fazer uso de máquina de secar, coloque apenas os absorventes, pois depois da centrífuga da máquina de lavar, as fraldas estarão quase secas, mas, se ainda for preciso coloque no ultimo ciclo da máquina, a minha marca como desodorizador, e não faça com frequencia, pois também pode danificar suas fraldas.

 

* Se sentir um cheiro forte (ardido) mesmo depois de lavada, suas fraldas estão impregnadas com amônia, isso acontece mais com os absorvente sintéticos. Tem formas de resolver, aumente a quantidade de água na próxima lavagem ou separe os absorvente que estiverem com manchas vermelhas ou laranjas, você pode deixar um pouco de molho em alvejante e em seguida esfregá-los, já ouvi relatos de mães que escaldam os absorventes de tempos em tempos, pode ser também uma saída.

* Se suas fraldas estiverem manchadas depois da lavagem, o único e mágico ingrediente que você vai querer recorrer é o SOL!

Sim você não vai precisar de mais nada. Mesmo que enteja nublado lá fora, coloque a fralda ou absorvente (ou roupa), com a mancha virada para o sol. e no fim do dia você verá que sumiu. E se não sumir, pois o sol estava incrivelmente fraco no dia, não tem problema, a mancha não é sinal de sujeira, você pode usá-la assim e na próxima lavagem colocá-la ao sol!

 

* Se aconteceu por algum motivo da fralda mofar, a mais rápida solução é uma dose de alvejante com uma colher de açucar aplicada direto no local da mancha, desaparecerá em instantes.

 

Fiz um vídeo mostrando todo o processo: Como lavar fraldas de pano? E tirar manchas! Super simples! ;)

Acessórios que são indispensáveis.

 

Na minha opinião, os únicos acessórios que eu diria indispensável ao usar fraldas de pano moderna com bolso, é o absorvente e o paninho para fazer limpeza.

 

O absorvente é o que retém o xixi e vai deixar o bebê e as roupas secas.

 

E os lençinhos são importantes pois é preciso fazer a limpeza do bebê durante as trocas, e se você opta por fraldas de pano por defesa ao meio ambiente ou por motivos financeiros, acredito que nestes dois casos é uma ótima idéia optar por paninhos reutilizáveis. Pois se você vai ter que parar para lavar as fraldas, não gastará nem um minuto a mais lavando os lençinhos. 

E eles podem ser de reaproveitamento, evitando que você gaste com isso. Aqui em casa eu cortei uns panos de prato velhos que são atoalhados e fininhos, eu adorei. Mas acredito que possa ser feito de camisetas velhas ou outra coisa que voê tenha por ai que não é mais utilizado ;)

Como usar fralda de bolso? Este modelo funciona com Rn? 

 

O uso é simples, existe dois itens, a fralda e o absorvente, o absorvente vai dentro do bolso da fralda e a fralda é colocada semelhante as descartáveis. para ver o vídeo acesse o post Trocando um bebê que usa fraldas de pano!

As fraldas de pano modernas geralmente são Tamanho único, porém tem algumas marcas que vendem por peso assim como as descartáveis RN, PP, P, M, G e GG.

 

Nos dois casos é possível usar a fralda de pano desde o primeiro dia de vida do bebê.

As fraldas de tamanho único, também conhecida como TU têm uma dobra especial para bebês abaixo de 3,5 kilos.

Eu não sabia desta dobra, e me fez falta.

Eu usei fraldas descataveis no hospital pois eu só tinha 15 fraldas e como o período do hospital é de 24 horas com o bebê (por causa do teste do pezinho), eu já sairia do hospital sem fraldas limpas, então optei por começar a usar assim que chegasse em casa. Pois os 2 primeiros dias do bebê, ele usará no mínimo 16 fraldas, pois o mecônio é liberado intensamente neste período. Eu me lembro que a minha filha mais velha, forão 8 trocas só na primeira noite. 

Outro detalhe que me ocorreu, foi que no décimo quinto dia de vida do Aruan o umbigo ainda não tinha caido e não estava secando, eu observei que a fralda ficava sobrepondo o umbigo (talvez a dobra de recém nascido tivesse evitado isso), então comprei um pacote de fralda pequeno e em pouco menos de 2 dias com o umbigo totalmente livre, secou e caiu. Do modo que estava indo acredito que demoraria ainda mais alguns dias para cair, se não fosse esta atitude. Mas as mães loucas começam a criar uma história na cabeça...kkkk não me aguentei. Pelo menos me senti mais leve depois que o umbigo caiu...

 

Problemas? Impermeabilização, amônia, tamanho...

Existem alguns problemas que você poderá encontrar no caminho. Abaixo vou resumir um pouco a respeito dos problemas mais comuns, e alguns assuntos estão mais especificados em outros posts aqui mesmo no site, e estaram conectados por link. Sem falar que a comunidade de usuárias é enorme e no facebook você encontrará outras mães que se apoiam dentro de grupos e sempre se ajudam quando novas dúvidas aparecem. E acesse o Fórum! Foi criado para ajudar :D 

* Impermeabilização, é muito comum (comigo aconteceu) nas primeiras lavagens nós geralmente usamos mais sabão que o recomendado, usar sabão causa impermeabilização e isso é um grande problema, pois se o tecido que está em contato com a pele do bebê estiver impermeável o xixi não conseguirá passar esta camada, não alcançará o absorvente e vazará para fora da fralda. O pior é com o absorvente, pois é mais dificil de tirar a impermeabilização por causa do número de camadas... Mas, se isso te acontecer, tire o sabão das próximas lavagens e se conseguir coloque os absorventes em água quente e agite esta água e depois pode lavar "normal", sem sabão.

A impermeabilização também pode causar mal cheiro, principalmente nos absorventes de microfibra, pois o xixi entra no absorvente e na lavagem com sabão não consegue sair. Isso acontece principalmente quando é usado o sabão em barra, aqui em casa foi isso que aconteceu, pois minha diarista começou a querer lavar e acostumada com o antigo método não acreditou quando eu disse que não precisava de mais nada além de água e sol. Hoje em dia só eu lavo ;D 

*Amônia, todas nós passamos por isso durante o uso de fraldas de pano, as fraldas saem da máquina de lavar com um cheiro estranho, e logo depois de colocar no bebê, ele faz um xixizinho e parece que ele está com a mesma fralda por dias! kkkkkkk, para mim aumentar a quantidade de água na lavagem e colocar as fraldas ao sol sempre resolveu! Mas algumas outras mães relatam que aumentar ou trocar o sabão das lavagens também pode resolver. Já ouvi também sobre escaldar, usar alvejante, desinfetante, água oxigenada, vinagre, bicarbonato de sódio.... um milhão de coisas... Mas cada uma encontra seu jeito né :) O meu jeito é água e sol! E quando não tenho sol, uso uma colher de sabão e uma colher de desinfetante.

Cuidado com estes usos de coisas e mais coisas, que eu já li em sites de fabricantes que o uso contínuo da maioria dessas coisas pode danificar a fralda. E nunca escalde com água quente as fraldas, só os absorventes.

*Tamanho das fraldas, As vezes a marca que você escolheu para seu bebê não é a mais apropriada para ele, a reclamação mais constante que eu já vi é a sobra nas perninhas, quando o bebê é magrinho e fica uma folguinha na perninha, neste caso dá pra dar um pontinho na sobra. A forma mais correta de fazer isso é desmanchar a costura entre o suede e o Pul onde encontra o elástico frouxo e diminua ou substitua o elástico, de preferência usar linha de poliester, pois a linha de algodão puxa humidade e pode atrapalhar a impermeabilidade da fralda. 

*Problemas com o PUL, Já vi relatos do Pul (parte do tecido exterior que é impermeável) que se solta do tecido ou que desfragmenta, mas na maioria dos casos é por usar a fralda em máquinas de lavar ou secar em temperaturas superior a recomendada (30 graus). Ou então é uma peça já com muito uso e está na hora de encontrar um outro uso para este tecido.

*Manchas, Todos os problemas de manchas que eu tive, resolvi com sol. Estes dias vi uma pessoa com problema de mancha de bolor, nas fraldas que eu uso nunca aconteceu, mas, outra pessoa recomendou neste caso o uso de alvejante com açucar na mesma proporção cada, direto sobre a mancha, e eu usei esta dica num brinquedo de tecido que havia embolorado e a mancha saiu em poucos minutos. O mesmo sucesso foi relatado no post que acompanhei, então se acontecer com você pode tentar esta dica ;)

 

Qual a quantidade ideal para o enxoval? 

Tem algumas coisas que você pode pesar para fazer este calculo, como por exemplo, quantos dias você vai precisar de intervalo entre uma lavagem e outra? onde você mora seca rápido as roupas? 

Leve em consideração em média 8 fraldas por dia.

Por exemplo, eu tenho 25 fraldas e 50 absorventes, lavo num dia, fico dois dias sem lavar e então no dia seguinte tenho que lavar fralda. As vezes tenho que colocar os absorventes na secadora pois demoram 1 dia inteiro de sol para secar.

Agora tenho usado fraldas flats (tipo cremmer) pois secam mais rápido, e me ajuda muito no dia da lavagem pois estou evitando usar a máquina de secar.

Fiz um post onde descrevo todos os itens do enxoval para quem quiser usar fraldas modernas tipo pocket, quando falei sobre Chá de Bebê Moderno, veja lá, pode te ajudar mais!

Conte sobre a sua experiência! Quais marcas você usou e mais gostou, e onde encontrar :) Se tiver dúvidas, acesse o forum de dúvidas ->

 

Fraldas de pano?