AMÔNIA! Causa, prevenção e tratamento.

14.07.2016

Se as fraldas continuam cheirando mal mesmo depois de lavadas, medidas precisam ser tomadas!

 

O cheiro mais comum é a AMÔNIA! Este cheiro é fácil de ser reconhecido, pois a amônia tem um cheiro bem característico, é aquele ardido quando estamos na presença de produtos químicos, mais comum nos produtos de limpeza. Pode chegar a arder os olhos. A Amônia é um componente químico presente em fertilizantes, produtos de limpeza e por ai vai.

 

É muito fácil de reconhecer a amônia quando vestimos a fralda no bebê e no primeiro xixi parece que o bebê está com a fralda a dias :'D  Corra fazer algo! Pois a amônia pode queimas a pele frágil do seu bebê!

 

 

 

O que é Amônia?

 

Amônia é um gás translúcido que é liberado quando a ureia está em decomposição, isso só acontece quando a ureia está úmida a mais de 30 graus.

 

A amônia na verdade é uma substância bem perigosa para nossa saúde, claro que estamos falando de pouca quantidade, mas dependendo a quantidade pode causar irritações, queimaduras e em casos mais severos pode até levar a morte.

 

Nossas fraldas não levariam ninguém a morte, mas a sua presença na bunda do bebê pode causar alguns danos. Então vamos logo encontrar a solução né?

 

Você encontrará por ai soluções diversas! Diversas mesmo! Desde aumente o sabão, use detergente, coloque água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, desinfetante, mude o sabão, aumente a água, alvejante.... E é claro alguma vai acabar funcionando. Mas, porque não paramos e estudamos o que é a amônia e como este processo acontece, para encontrarmos a solução para nossas fraldas com mais exatidão?

 

 

Como é que a amônia se forma na fralda?

 

O processo mais comum é quando o xixi seca na fralda, ele forma cristais de ureia, que por sua vez é bem difícil de ser eliminado durante a lavagem comum, pois ela não é facilmente diluída em água e são bem pontiagudas.

 

 Ainda mais nos absorventes de microfibra (que são os mais comuns), pois a microfibra, por ser uma fibra sintética quando estes cristais se formam, eles ficam presos dentro da fibra. Outra forma destes cristais ficarem na fralda é com o uso excessivo de sabão ou detergente, estes ingredientes quando não são eliminados dos tecidos, eles formam uma película que impede dos resíduos saírem da fibra.

 

Então, quando o bebê volta a fazer xixi, a temperatura normal acima de 30 graus, a ureia reage, transformando-se em gás e libera a amônia.

 

Como eliminar a amônia das fraldas?

 

Em todos os casos, o melhor para resolver a ureia impregnada nas fraldas é o processo de escaldamento, que deve ser feito em uma panela, apenas com os absorventes. Se você não tiver uma panela adequada, pode colocar todos os absorventes em um recipiente ou balde, e encher de água quente, deixar um pouco de molho e assim que estiver acessível à pele, agitar bastante, assim como a máquina de lavar faz. Você pode segurar vários absorventes e fazer movimentos circulares dentro do recipiente, assim todo o resíduo será diluído na água. Se achar necessário repita. As fraldas em PUL, fazer a lavagem em água morna, entre 30 e 40 graus, certamente tirará a amônia presente, pois o PUL e o Suede(parte de dentro das fraldas) não impregnam tanto quanto os absorvente. Já as capas de PUL, lã ou soft, dificilmente terão este problema, por serem impermeável, a ureia não deve penetrar a fibra.

 

Se mesmo depois deste processo, nada resolveu, existem 2 opções:

 

A primeira é o uso de alvejante, pegue todos os absorventes (para cada 10 médios) dilua 1 colher de sopa em um balde água, agite a água, deixe 30 minutos de molho, e então enxague 2 vezes.

 

E a segunda opção é usar produtos específicos para eliminar a amônia, e infelizmente ainda não temos no Brasil ainda, mas, se você quiser dá para comprar no amazon.com, é o Funk Rock e o Bac out. 

Ha indícios que o Percarbonato ou EcoBranqueador também são eficientes para a prevenção e eliminação de amônia.

 

O importante é lembrar que estes procedimentos são feitos para corrigir um fato que está acontecendo com as fraldas, não podemos fazer estes procedimentos com regularidade, como escaldar os absorventes ou lavar com alvejante. Se for o seu caso, é preciso corrigir a lavagem, faça pré-lavagens, aumente a quantidade de água ou mude o sabão. Alguma coisa não está de correto. Sem falar que o uso constante do alvejante pode causar danos no PUL.

Você já assistiu o vídeo que eu mostro minhas lavagens? 

 

Como prevenir a amônia nas fraldas de pano?

 

Para prevenir a ureia primeiramente é bom ver se seu filho(a) está bem hidratado(a), bebês maiores podem ter mais problemas como este quando estão desidratados, por isso, observe a quantidade de água que está ingerindo, talvez aumentar a ingestão de água resolva seu problema, ainda mais se você começou a ter problemas com amônia apenas depois do bebê ter saído do peito.

 

Como os cristais desenvolvem quando a fralda seca, deixa as fraldas em um recipiente fechado, mantém a umidade. Para diminuir o cheiro na caixa, use no fundo da caixa um pote com 1 colher de Bicarbonato.

 

Outra prevenção é optar por absorventes de fibra natural, pois além de facilitar a sua vida fará um bem maior à natureza ;) Ou então os absorventes pré-dobrados ao invés dos absorventes de muita camadas costurados tudo junto.

 

Outra forma de previnir é fazer as lavagens como recomenda o vendedor, respeitar os ciclos das máquinas e a quantidade de água. Lembre-se de 1 vez ao mês usar 1 a 2 colheres de alvejante, desinfetante ou percarbonato na lavagem das fraldas.

 

Você também pode mudar a marca do sabão que usa para lavar, pois alguns aumentam a incidência de impermeabilização e outros não lavam como deveriam.  E como saber se tem resíduo de sabão nas fraldas? observe durante a lavagem, tem bolhas na água durante o enxague? 

 

Sempre que possível (se possível) deixar as fraldas secar ao sol! O sol mata naturalmente a maioria das bactérias. Sem esforço algum. Mesmo que seja preciso ir na casa de uma amiga ou parente! É uma ótima desculpa para sair de casa dar um ar :D

 

Dicas e truques! A urina é um excelente fertilizante, ela é estéril 95% água e o resto são minerais, sais, hormônios, nitrogênio e ureia, que fará muito bem para suas plantas!  Se você tem horta, uma vez por mês pode pegar as fraldas frescas (menos de 24 h) do seu bebê e diluir a urina em água e usá-la para regar as plantas! Não esqueça de voltar aqui e me contar como suas plantas desenvolveram! Eu comecei a aplicar, vamos ver o que vai dar.

 

Lembre de aplicar apenas nas raízes e o ideal é que seja diluída 1 parte de urina para 10-15 partes de água para plantas de hortas e 1 parte de urina para 30-35 para plantas de vasos. em caso de árvores, não precisa diluição. Assim que ele começar a andar vai começar a fertilizar as plantas por ai sozinho :'D

 

Beijos e tendo dúvidas, deixe seu comentário!

 

 

Fontes de pesquisa, além da experiência:

*http://www.ppci.com.br/amoniaemergencia.php

*http://www.nossofuturoroubado.com.br/arquivos/fevereiro_11/34.html

*Geocities.com/quimica

*http://ourordinarylifeextraordinary.blogspot.com.br/2012/04/our-dirty-little-cloth-diapering-secret.html

*http://www.fluffloveuniversity.com/troubleshooting/solving-stinky-diaper-problems/how-to-bleach-your-cloth-diapers/

http://dirtydiaperlaundry.com/ammonia-causes-treatment-and-prevention/

Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Flats e Prefolds! O que é isso?

16.10.2016

1/1
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon
  • Facebook Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Captura_de_Tela_2018-08-02_às_22.37.07.p

Fraldas de pano?