Lenços umedecidos caseiros sem gastar!

31.07.2016

O assunto hoje é como fazer lenços umedecidos caseiros e o melhor de tudo, com ingredientes que você tem em casa! :D

 

Aqui em casa adotamos a política de consumo reduzido e desperdício zero! Já olhou ao redor e reparou a quantidade de coisas sem uso? Estamos vendendo tudo que não usamos mais e sempre que pensamos em comprar algo, primeiro pensamos, é possível fazer isso com o que já temos em casa?

 

Isso mesmo, com certeza você não vai precisar sair de casa para fazer lenços umedecidos para limpar seu bebê! Sem falar que se você estiver intencionada a colaborar com o meio ambiente, é possível fazer isso causando o mínimo de impacto.

 

 

 

O QUE USAR?

 

O princípio do lenço umedecido é limpar e hidratar, então você vai precisar de água fervida ou filtrada, que limpa e hidrata, a água pode também ser substituída por chá, o chá de camomila é antiinflamatório, por isso é bem recomendado quando a criança está com algum problema na pele;

 

É aconselhado acrescentar um ingrediente que ajudará ainda mais na limpeza, como o vinagre ou o sabonete líquido, eu uso uma colherzinha de café para 1 copo de água;

 

E para hidratar ainda mais seu bebê você precisará de um óleo, também uso uma colherzinha, pode ser óleo soja, oliva, girassol, amêndoas, coco, .... É legal aproveitar aquilo que você tenha ;)

 

O importante é escolher produtos de origem vegetal, principalmente quando  nos referimos ao óleo, pois óleos de origem mineral são derivados do petróleo e além de fazer mal ao meio ambiente, fará mal as fraldas de pano e também ao seu bebê, pois não deixa a pele respirar. Então, se você encontrar  Paraffinum, Liquidum ou Mineral Oil, na composição do óleo, opte por outro, de preferência que sejam apenas óleo natural. Evitando também os parabenos que geralmente são usados como conservantes nesses produtos, os mais encontrados são metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Estas substâncias, mesmo em doses pequenas podem causar danos a saúde e ao meio ambiente.  

 

Veja a lista e benefícios de alguns óleos vegetais, no fina deste post. 

 

Talvez você queira acrescentar um óleo essencial para dar um cheiro mais agradável, 2 ou 3 gotas já serão de bom tamanho, mas este ingrediente é opcional, mas com seu uso já estará praticando aromaterapia, agregando outros benefício ao seu filho(a) ;D 

 

Vou listar os principais óleos e seus benefícios no final deste post ;)

 

Para fazer a limpeza, você vai precisar também de paninhos. Aqui em casa nós usamos  panos de prato atoalhados que já estavam ficando gastos, então cortei em quadrados 15X10 cm. Eu gostei do tamanho, mas você deve fazer ao seu gosto ;) Você pode usar uma camiseta que não é mais usada, ou algum outro tecido macio :) o importante é que seja um tecido que absorva água, os compostos de algodão funcionam muito bem.

 

Outra opção que também uso, é o lenço umedecido industrializado, que após usado lavo junto com as fraldas e volto a reutilizar! Para este uso apenas algumas marcas funcionam, mas, vale experimentar. Entre as mais famosas, eu sei que lenços da johnsons funcionam bem, mas, da huggies não, pois desmancham. Eu gosto de secar na secadora para esteriliza-los, faço junto com a secagem de outras roupas. 

 

A última opção que eu conheço é o papel toalha, é recomendado neste caso o papel toalha de boa qualidade, pois se for muito fino rasga com facilidade e as vezes até desmancha-se em pequenos pedaços durante a limpeza.

 

PASSO A PASSO

 

Abaixo vou narrar como eu faço meus lenços.

 

1- CORTE O PAPEL TOALHA AO MEIO, OU ORGANIZE OS LENÇOS EM UMA PILHA (UM EM CIMA DO OUTRO)

 

2- ENCONTRE UM RECIPIENTE COM TAMPA, QUE CAIBA OS LENÇOS ESCOLHIDOS E COLOQUE-OS NO POTE ORGANIZADAMENTE.

 

3- EM UM COPO DE ÁGUA MORNA MISTURE 1 COLHER PEQUENA DE SABONETE LÍQUIDO (OU VINAGRE) E 1 COLHER DE ÓLEO VEGETAL.  3 ou 4 gotas de óleo escencial (opcional)

 

4- JOGUE A SOLUÇÃO SOBRE OS LENÇOS. 

 

5- TAMPE E ESPERE A ABSORÇÃO DO LÍQUIDO NOS LENÇOS. 

 

6- ESTÁ PRONTO!  ;D

 

OBS: Não se preocupe com a quantidade de cada item, você vai aprendendo a dosar de acordo com seu gosto. Haaa e não faça muitos lenços, pois como não possuirá conservantes, terá mais facilidade em desenvolver alguma bactéria, então faça para durar até 3 dias. E se sentir um cheiro estranho, lave os lenços e faça uma nova solução.

 

Você já usa seus lenços? Conte-me como você faz! Algumas mães, como eu, serão grata pela sua contribuição :D

 

ÓLEOS VEGETAIS

 

Semente de uva

Rico em vitamina E, anti-oxidante e ômega 6, que é anti-inflamatório e ajuda na manutenção e regeneração da pele.

 

Amêndoas Doce

Possui vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina. Com propriedades umectante e emoliente que ajuda na retenção de água na pele, mantendo-a hidratada. vitamina E é responsável pela ação anti-inflamatória que acalma a pele quando irritada

 

Oliva

Rico em gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega 3

 

Jojoba

Rico em vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico e 96% da sua composição é de ceramida, a ceramida é um importante agente hidratante para a pele. Seria o óleo mais recomendado em casos extremos de ressecamento da pele, sendo também an-inflamatório.

 

Arroz

Com propriedades anti-oxidante, é anti-inflamatório e altamente regenerativo. Além de que também regula a oleosidade da pele.

 

Copaíba

Composto por sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e dediterpenos (ácidos carboxílicos), tem  ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica; Além de ser analgésica, antiviral e antiúlcera. Em caso do seu bebê estar com problemas com bacterias ou fungos, este óleo é bem indicado.

 

Coco

Tem propriedades anti-inflamatórias e é bom para hidratar e fortalecer a pele.

 

Soja

Não é usado só na cozinha ;)  O óleo de soja é um óleo vegetal refinado rico em gordura poliinsaturada, ômega 3, ômega 6, vitamina E. Ajuda na hidratação da pele e estimula o colágeno, elastina e outras proteínas da pele

 

Girassol

Rico em vitamina E com propriedades antioxidant e hidratante.

 

Depois de muita pesquisa encontrei este site, riquíssimo em informações sobre os óleos!

http://oleosparatudo.com/

 

 

ÓLEOS ESSENCIAIS
 
Também conhecido como terpenos, os óleos essenciais normalmente usados em aromaterapia ou fitoterapia é a essência da planta extraída por técnicas de prensagem ou destilação, geralmente para conseguir poucos mls de uma planta, é necessário alguns quilos da mesma. 
 
Lavanda

É hipoalergênico, ajuda a relaxar e dormir bem. Alivia dores musculares, cólicas e hematomas, também é antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de insetos. Excelente regenerador e cicatrizante. 

Enfim, é para quase tudo :D Por isso é um dos óleos essenciais mais usados na aromaterapia e fitoterapia.

 

Melaleuca (Tea Tree)

Famoso por sua ação bactericida e fungicida, além de ser anti-inflamatório e fortalecedor do sistema imunológico. Combate micoses, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital) e no tratamento de acne. 

 

Alecrim

Estimula a felicidade, concentração e circulação sangüínea. 

 

Eucalipto (Eucaliptus globuius)

Excelente para vias respiratórias, ajudando no esfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Além de que também fortalece o sistema imunológico.  Se você optar por ele por motivos de saúde dos pulmões do seu bebê, aproveite para aromatizar sua casa, pois ele fará seu bebê inalar a essência e também purificará o ar, eliminando fungos e bactérias. 

 

Laranja (Citrus sinensis)

Estimula as funções digestivas, podendo ajudar nas cólicas, por sua vez atua também em tratamentos dos rins, bexiga e estômago. Tem ação hipotérmica. E no emocional ajudará seu filho em questões com alimentação, medo e nervosismo. Atua também como descongestionante linfático.

 

Camomila

Atóxica e anti-inflamatória. O óleo essencial de camomila é indicado para o alívio de dores, inclusive de dente e de ouvidos. É um excelente cicatrizante auxiliando feridas, assaduras, dermatite e reações alérgicas. Auxilia também em tratamento de cólicas e diarréias.

 

Gerânio

Tem propriedades tónica, diurética, anti-séptica, anti-depressiva e antibiótica. Axilia em tratamentos de cortes, feridas, assaduras além de ser um repelente natural de insetos e piolhos.

 

Hortelã-pimenta 

Assim como o eucalipto é beneficiente para os pulmões, então é bem vinda em crianças com tosse, pneumonia, bronquite, asma e sinusite. Também é indicado para crianças que sofreram traumas ou sustos, como um tombo ou uma cirurgia. Também ajuda em cólicas, gases, irritações de pele diversas.

 

Limão

Bom para a circulação sangüínea, ajudando assim o sistema imunológico, digestivo, prisão de ventre, dor de garganta, bronquite, gripe e também auxilia na regeneração da pele.

 

Rosa

Estimula o funcionamento do fígado, da vesícula, sistema circulatório, cardiovasculares e pulmonares. Auxiliando assim casos de tosse e asma, associado a alergias respiratórias. É um ótimo hidratante também.

 

Sândalo

Umectante, por esse motivo é recomendado em peles ressecadas. Pode também ajudar em casos inflamatórios como bronquite, laringite e doenças pele. Além de tudo pode ser um bom ajudante na redução da ansiedade.

 

Ylang-ylang

É um aroma tranquilizante. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico. Pode também ajudar infecções intestinais, pressão alta, e aceleramento cardíaco.

 

APESAR DOS PRINCÍPIOS CURATIVOS DAS ESSÊNCIAS, NÃO SUBSTITUA PELO USO DO REMÉDIO.

 

fontes

*http://bemtratar.com/artigos/top-10-oleos-essenciais

*http://belezaesaude.com/aromaterapia/

*http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1399-voce-conhece-os-problemas-dos-parabenos.html

*http://www.ecycle.com.br/

*http://www.saudedicas.com.br/beleza-e-estetica/beneficios-da-soja-para-a-pele-1237702

*http://oleosparatudo.com

 

 

 

 

Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Flats e Prefolds! O que é isso?

16.10.2016

1/1
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon
  • Facebook Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Captura_de_Tela_2018-08-02_às_22.37.07.p

Fraldas de pano?